Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Mitos da beleza

1. Cortar na lua cheia dá volume aos cabelos.



Esta crendice tem origem nas mitologias dos povos agrícolas, que achavam que o que era bom para as plantas servia para os cabelos. Assim, aparar os fios na lua cheia aumentaria o volume; na minguante, teria o efeito oposto; na lua nova seria ótimo para renovar o visual e, na crescente, ideal para se tornar uma Rapunzel. O fato é que ate agora a ciência não achou nenhuma evidência nesta proposta dos cortes baseados em calendários lunares. Há, sim, provas de que os fios reagem a melatonina, hormônio associado à luminosidade do meio ambiente, por isso a taxa de crescimento é ligeiramente menor durante o inverno.
- Eu particularmente meio que acredito nessa coisa de Lua. :P

2. Os cabelos se acostumam com os xampus


Você compra um xampu, usa-o por duas a quatro semanas e ele deixa de produzir o efeito inicial. Logo, seu cabelo se habituou com ele, certo? Errado. O fato é que os cabelos deixam de ficar limpos corretamente - e esta é a principal função do xampu -, quando o produto adquirido não é indicado para seu tipo de cabelo. O que se nota principalmente no couro cabeludo, cujas raízes vão ficando cada vez mais oleosas e os fios, opacos e sem vida. O desconforto leva as pessoas a uma busca incessante pelo xampu ideal. A boa nova é que hoje ha produtos específicos para cada tipo de cabelo. Contudo, se você não esta acertando na escolha, é sempre útil ouvir a opinião de um especialista, que pode ajudá-lo a identificar seu tipo de cabelo.
- Disso eu já sabia. :)

3 Água fria deixa o cabelo mais brilhante


Na verdade, é a água excessivamente quente que prejudica a saúde dos fios, estimulando a produção das glândulas sebáceas.

4. Lavar os cabelos diariamente deixa-os mais oleosos


Ao contrário. Cabelos oleosos devem ser lavados todos os dias, mas com xampu especifico e sem massagens excessivas para não superestimular a produção de óleo.

5. Deixar o creme o dia inteiro otimiza o tratamento


Ao fazer uma hidratação as pessoas usam um produto que é pra ficar meia hora no cabelo mais deixam por varias horas, achando que vai a hidratação vai ter efeito melhor. O resultado é que a hidratação, em vez de embelezar as madeixas, pode deixá-las oleosas. Outro cuidado para evitar este problema é jamais aplicar o produto nas raízes, passando-o do terço do comprimento em direção as pontas.

6. Cem escovadelas à noite deixam os cabelos saudáveis


O hábito, que pode ser conferido em muitos filmes de época, de fato ativa a circulação no couro cabeludo. Mas é desaconselhado, pois pode fragilizar os fios e irritar o couro cabeludo.

7. Depilar com lâmina [famosa Gilette] engrossa os pêlos.


Com certeza um mito. Ao passar a Gilette sobre a pele, você não retira o pelo completo, deixando sua raiz ainda dentro da pele. Por isso, o pelo nascerá com o mesmo diâmetro de antes. Mas, ao escolher os métodos com cera, seus pêlos tendem a diminuir com o tempo. Isso porque os puxões enfraquecem a raiz.

8. Fazer as unhas toda semana as fortalece.


Muito pelo contrário. A acetona, utilizada para retirar o esmalte, é muito forte e não faz bem para as unhas. É importante também deixar as unhas por uma semana sem esmalte algum no mês. Isso faz com que elas respirem, tomem sol e assim se fortaleçam.

9. Por rodelas de pepino nos olhos acaba com as olheiras


Verdade. O pepino tem propriedades tonificantes, que ajudam a clarear as manchas escuras, causadas pelo cansaço. Olheiras genéticas precisam de tratamento com creme ou laser, de acordo com orientação do dermatologista. Se as rodelas estiverem geladas, melhor ainda. Corte duas rodelas e deixe sobe os olhos por 20 minutos. Prefira fazer isso à noite, pois o vegetal pode manchar a pele ao contato com a luz do sol.

10. Escovar os dentes com bicarbonato clareia o sorriso


Verdade. O bicarbonato de sódio neutraliza os ácidos produzidos na placa dental, ajudando a clarear os dentes. Por deixar o pH da boca mais alcalino, esta substância ajuda no combate de aftas e cáries. Mas evite fazer esta escovação com freqüência, pois o bicarbonato também desgasta o esmalte dos dentes, que se tornam mais sensíveis. Uma vez por mês, no máximo é o suficiente. Na dúvida, entretanto, fale antes com o seu dentista.

Fonte: http://www.sitedecuriosidades.com/ver/mitos_da_beleza.html

Um comentário:

  1. Eu que sou vaidoso, nem gostei... kkk

    http://dolipo.blogspot.com

    ResponderExcluir