Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Dia da Mentira!

   

Algumas peças do Dia da Mentira que ficaram famosas

- Plantação de espaguete: O canal de televisão BBC no programa Panorama apresentou em 1957 uma reportagem falsa sobre árvores de espaguete. Muitas pessoas interessaram-se em plantar árvores de espaguete em suas propriedades.

2005:

- Google Gulp: O Google cria a página sobre uma bebida sua.

2008:

- O site de relacionamentos Orkut altera temporariamente a sua logomarca para Yogurt, um jogo de letras com o nome original. 
- A "Desciclopédia" anuncia que foi comprada pelo site Pudim.com.br, tornando-se a Pudimpédia. 

2009:

- O site inglês "F1live" aproveitou o 1º de abril, dia da mentira, para lançar a falsa notícia de que Lewis Hamilton teria trocado a McLaren pela Brawn.
- O site de downloads BaixaKi anuncia o projeto Windows 8, uma versão revisada do Windows 7.

2010:

- O site oficial da banda de Metal Sinfônico Nightwish anunciou que Marco Hietala, baixista e vocal masculino, deixaria suas bandas e iria para um mosteiro para estudar canto de corais.
- O site 'DeviantART' troca os avatares de todo mundo por ícones de TEAM Jacob, Edward, Seeker ou Lady Gaga.
- O site MSN com seu fórum de informações e divulgações sobre tecnologia chamado 'Techguru' anunciou que deixaria de ser um fórum de Tecnologia e passaria a ser um fórum de Astrologia, o que geraria desanimo para todos os seguidores.
- O Yahoo anuncia a descoberta de uma ilha chamada Lost, que supostamente teria sido a inspiração para o seriado Lost.

2011:

- A rede social orkut altera seu nome para earkut em sua página inicial. 

História: 

Há muitas explicações para o 1º de abril ter se transformado no dia das mentiras ou dia dos bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.

Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.

Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day, "Dia dos Tolos [de Abril]"; na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, literalmente "peixe de abril".

No Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou A Mentira, um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. A Mentira saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_da_mentira

12 comentários:

  1. Muito bom, mas tem algumas que ficaram mais famosas como o fantástico (não lembro o ano), falando que o mundo iria se acabar. assustou muitas pessoas.

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkk to me cagando de vontade de mijar de rir pudimpedia kkkkk

    ResponderExcluir
  3. Pudimpédia!
    Muito bom!
    Mas não tem mentira pior do que minha mãe vir me acordar às sete da manhã dizendo que me cachorro tinha destruído a casinha dele e, quando eu saio da cama, ela grita: "PRIMEIRO DE ABRIL".

    Detalhe: estou em férias, e fui dormir depois das três da manhã!

    ResponderExcluir
  4. kkkk
    demais seu post

    Uma Informação, as mentiras mais cabeludas são aquelas dos famosos que aquele famoso morreu de alguma coisa

    http://rodrigobandasoficial.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. aahh, perdii todas essas D: mas vi a do earkut xD
    ehauihea, adoreii o post ;*

    ResponderExcluir
  6. Adoro o seu tipo de blog,cotidiano e enriquecedor!!
    To te seguindo!!Me segue linda!

    ResponderExcluir
  7. Plantação de espaguete é demais. Parabéns pelo blog. Continue assim: leve e consistente ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  8. kkkkkkkk muito bom esse post
    eu de uma vez quando ainda existia a Radio Rock SP
    em que nesse dia eles simplesmente pararam de tocar e deixaram uma gravação de uma suposta compra por empresarios de outro país, não lembro qual, e etão varios ouvintes começaram a ligar desesperadamente tentanto fazer alguma coisa, até oferecendo dinheiro para manter a rádio hahaha... a do yorgut eu lembro ;D

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post.Não se pode acreditar em nada dito no dia 1º de abril mesmo.

    ResponderExcluir